Artrose
A artrose do joelho (gonartrose) é uma doença relativamente comum acima dos 50 anos e caracteriza-se por um desgaste gradual da cartilagem articular que reveste a estrutura óssea do joelho - a rótula, o fémur e a tíbia.
É mais frequente no sexo feminino e em pacientes com excesso de peso, havendo também uma tendência hereditária para esta patologia.
Os sintomas principais são a dor no joelho (gonalgia) e a limitação da amplitude de movimentos podendo ainda surgir derrame, crepitação, instabilidade e deformidade progressiva.
Existem diversos tratamentos que vão desde medidas simples até procedimentos mais complexos. A perda de peso, e a prática de exercício adequado complementados com fisioterapia são por vezes suficientes para o controlo dos sintomas. A medicação com analgésicos e anti-inflamatórios ou infiltração articular (corticóide ou viscossuplementação) pode também auxiliar no tratamento.
No entanto, em casos de maior gravidade, a opção pode ter de passar pelo tratamento cirúrgico com substituição da articulação - prótese total ou parcial.
Nem todos os tratamentos são apropriados para todos os paciente e devem ser considerados individualmente em função da idade, gravidade dos sintomas, expectativas, etc.
Ruptura meniscal
Os meniscos são estruturas de fibrocartilagem interpostas entre o fémur e a tíbia que têm a função de distribuir o peso e absorver impactos. O joelho normal possui dois meniscos - menisco interno e externo.
A ruptura meniscal é uma lesão frequente e que pode surgir na sequência de traumatismo ou acidente desportivo ou ainda em contexto de doença degenerativa - artrose.
O principal sintoma é a dor localizada no lado interno (de dentro) ou externo (de fora) do joelho e é tipicamente agravada com movimentos de rotação ou agachamento. Pode também surgir derrame, instabilidade ou bloqueio da articulação.
O tratamento destas lesões deve ser ponderado de acordo com cada situação clinica. O seu diagnóstico é por vezes acidental e deve ser enquadrado na presença de outras patologias.
O tratamento cirúrgico é realizado por cirurgia artroscópica (minimamente invasiva) e consiste na remoção (meniscectomia) parcial ou total do segmento de menisco lesionado. Em casos seleccionados pode ser efectuada a reparação da lesão - sutura meniscal.